Síntese Histórica
Por meio do Decreto N° 36.767. de 19 de janeiro de 1955, do Presidente Café Filho, foi criado na cidade de Crateús-CE o 4º Batalhão Ferroviário, com a missão de executar serviços técnicos rodo-ferroviários e de obras contra as secas, por meio de convênios a seres firmados entre os Ministérios da Guerra e da Viação e Obras Públicas. Foi empregado na construção das estradas de ferro que ligavam cidades em dois estados nordestinos de Crateús a Solonópolis, no Ceará e de Oiticica-CE a Castelo do Piauí e Altos, no estado do Piauí.
Foto: Acervo Histórico do 4º BEC
Em 30 de dezembro de 1957, ainda em Crateús recebeu sua denominação atual, 4º Batalhão de Engenharia de Construção, ampliando a gama de missões que poderia cumprir. Na fase em Crateús, a Unidade Realizou as seguintes obras de implantação ferroviária e rodoviária.
Foto: Acervo Histórico do 4º BEC
Em 3 de julho de 1972, foi transferido para o Município de Barreiras com o objetivo de estabelecer a ligação entre Salvador e a Capital Federal. Foram mais de 700 km em 10 anos e cerca de 5.000 homens.
Foto: Construção da BR-242
No dia 31 de março de 1973 deu-se a instalação oficial do 4º BEC em seu quartel em Barreiras. No dia 16 de agosto de 1994, o 4º BEC recebeu a denominação histórica de Batalhão General Argolo em homenagem ao ilustre filho da Bahia, Alexandre Gomes de Argolo Ferrão Filho, responsável por brilhantes feitos da recém-nascida Engenharia Militar Brasileira.
Ao longo de sua história, o 4º BEC conta com um imenso acervo de obras, pois contribuiu para o desenvolvimento do Nordeste, desde as adjacências de Crateús, Barreiras, e até mesmo em outros estados brasileiros.
Ao longo desses quarenta e três anos, no desempenho de suas variadas missões, o 4º BEC mantém uma memória que fica naqueles que deram o máximo para o cumprimento da missão.
Ferrovias; açudes; barragens; poços tubulares; sistemas urbanos de abastecimento de água; sistemas de irrigação; redes de distribuição de água; drenagens superficiais e profundas; implantação de rodovias; pavimentação; estradas vicinais; pontes; trabalhos de conservação e restauração; terraplenagem; construção de escolas, casas e quartéis; recuperação de aeroportos, são só alguns dos trabalhos da nobre Arma da Engenharia realizados pelo 4° BEC ao longo de mais de 50 anos de história neste Novo Oeste.
Destacamos aqui, algumas obras, tais como:
- Pavimentação BR-020/242;e
- Pavimentação da divisa CE/PI;e
- Ampliação da pista do aeroporto de Barreiras;e
- Asfaltamento da BR-135;e
- Contorno rodoviário de Barreiras;e
- Duplicação da BR-101/SE, Lote 02;e
- Passarela de São Félix do Coribe;e
- Operação de Restauração das Rodovias Estaduais do Tocatins TO-040 e TO - 110;e
- Conclusão da duplicação da Rodovia BR-101 em Sergipe;e
- Revitalização das Margens do Rio São Francisco;e
- FIOL ( Ferrovia de Integração Oeste-Leste).
Foto: obra de duplicação da BR-101.
Além de seus trabalhos de construção, o 4º BEC têm realizado um papel de amplo alcance social, fazendo parcerias com a sociedade, e dando empregos diretos e indiretos para a formação cívico-militar do cidadão barreirense.
LIVROS:
No Cerrado Entre o Malho e o Fuzil: O Exército Brasileiro no Oeste Baiano
Tiro, Guerra E Mito: A História De Um Barreirense Na Segunda Guerra Mundial
4º Batalhão de Engenharia de Construção
Batalhão General Argolo
EXÉRCITO BRASILEIRO
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Texto: Seção de Comunicação Social - Fotos: Arquivo / 4º BEC © 2023.
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